OPorsche 911 talvez seja o modelo mais característico da marca, e por isso conta com uma gama muito ampla de versões. Sem dúvida todas elas são fantásticas, trazem à tona o DNA esportivo da montadora e oferecem muita tecnologia, conforto e segurança. E por isso tudo exige um preço alto, mas estamos falando de um Porsche.
OPorsche 911 é o modelo da marca que mais possui variações em suas versões, e por isso mesmo os preços são bastante diferentes entre umas e outras, sendo que a de entrada parte de meio milhão e a top pode ser quase três vezes mais cara.
As variações podem ser de três fatores: motor, carroceria pacote de itens de série. Basicamente são 3 tipos de motores, 2 tipos de carroceria – conversível (Cabriolet) ou com teto fixo – e pacotes com itens esportivos. As versões não mais são que a combinação desses fatores.
Veja o elenco abaixo com os preços aproximados de cada uma delas:
Um dos principais elementos que diferencia as versões é a motorização, que tem como motor de entrada o V6 biturbo 3.0 de 370 cv de potência e 450 Nm de torque máximo a partir de 1.700 rpm. Nas variações S o mesmo motor tem turbocompressores maiores que proporcionam mais potência, chegando a 420 cv e torque máximo de 500 Nm nos mesmos 1.700 rpm.
Em seguida está o motor V6 3.8 com 540 cv de potência na variação simples e 580 cv de potência na S. Esse motor equipa as versões Turbo, Turbo S, Turbo Cabriolet e Turbo Cabriolet S.
Por fim, as versões GT3 e GT3 RS contam com o exclusivo motor aspirado com injeção direta 4.0 com 520 cv de potência e 470 Nm de torque, capaz de chegar em 3,2 segundos de 0 a 100 km/h e atingir a velocidade máxima de 312 km/h.
Dependendo da versão é possível optar pela transmissão manual de 7 velocidades ou pela automática de 8 velocidades. A primeira apesar de manual tem uma composição precisa e bastante esportiva, feita sob medida para o motor com que trabalha, com curso curto e encaixe perfeito sem esforço.
Já a automática de 8 velocidades conta com um sofisticado sistema duplo de embreagem, o Porsche Doppelkupplung, pelo qual as trocas de marcha são feitas numa velocidade tão grande que fica praticamente impossível de as perceber. O sistema ainda conta com três modos de condução: Normal, Sport e Sport Plus.
O motor conta também com a função “planar” que libera os acoplamentos – como se o carro estivesse desengatado – para evitar o efeito de frenagem e aproveitar ao máximo a propulsão gerada, o que economiza bastante combustível e diminui a emissão de poluentes.
Aliado a esse sistema está o Start/Stop, que identifica quando o motor do veículo pode ser desligado ou ficar em stand by quando não estiver sendo utilizado – por exemplo nos semáforos – ajudando na redução de poluentes e economizando combustível.
Na maioria das versões a tração é integral e conta com um sistema inteligente capaz de detectar quando uma das rodas precisa de mais tração que as outras individualmente. Ele monitora constantemente o veículo e o motorista não precisa se preocupar com nada, tudo é automático.
Um dos opcionais mais interessantes do modelo é o pacote Sport Chrono pelo qual é possível escolher de forma mais personalizada as configurações do veículo, especialmente do motor, suspensão, amortecedores, aerofólio, entre outros pontos de ajuste. Um item essencial se o propósito do veículo for competição.
O modelo conta também com o sistema de eixo traseiro direcional, ou seja, as rodas de trás viram ligeiramente dependendo do movimento do veículo. Por exemplo, em baixa velocidade ao executar uma manobra as rodas traseiras viram no sentido oposto das dianteiras para diminuir o raio de giro, é como um encurtamento virtual da distância entre eixos.
Em velocidades maiores, acima de 80 km/h, elas viram na mesma direção das dianteiras, proporcionando mais estabilidade especialmente em curvas de alta velocidade.
O modelo ainda conta com a possibilidade de elevação do eixo dianteiro, ajudando o veículo a superar obstáculos quando estiver fora do perímetro de competição, como por exemplo passar por uma lombada ou subir uma guia alta.
O novo Porsche 911 Carrera já existe em sua 8a geração, ou como o estão chamando, 911 Carrera 2020, e traz novidades: um novo modo de condução que detecta água na pista e evita a aquaplanagem; mudanças no visual que o deixa mais futurista especialmente na traseira; um motor 3.0 turbo de 6 cilindros com 450 cavalos de potência.
Ele terá duas versões no Brasil: o Carrera S que tem tração apenas traseira e o Carrera 4S com tração integral. Os novos para-choques são mais largos e com aberturas de ar maiores. Por dentro também teve algumas alterações, criando um visual mais “retrô” que remete aos anos 70, e a central multimídia tem tela de 11 polegadas agora.
A renovação tecnológica também foi grande, tudo foi aperfeiçoado e algumas coisas ainda foram acrescentadas, como sistema de visão noturna que detecta pessoas, animais de médio porte ou outros objetos no caminho.
Chegará ao Brasil no segundo semestre de 2019 com preço estimado na casa dos R$ 700.000.